Prefeitura Municipal participa da entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos para famílias atingidas pelos alagamentos em Cáceres/MT.

Por Assessoria de Comunicação

No último dia 09 de Março de 2023, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de entrega de alimentos adquiridas para famílias atingidas pelos alagamentos no município de Cáceres/MT.

Os alimentos foram adquiridos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de associações da Agricultura Familiar do município de São José dos Quatro Marcos. As associações que forneceram os produtos foram da Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento São João da Figueirinha.

A ação distribui quase 6 toneladas de alimentos para mais de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social atingidas pelas recentes enchentes no município de Cáceres, com vários produtos, como Mandioca com Casca, Banana da Terra, Banana Maça, Banana Nanica, Maxixe, Abóbora Madura e Verde, Berinjela, Milho Verde, Melancia e Pão Caseiro. A entrega ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cáceres.

Participaram do evento, o Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, a presidente da AMPAFAD Marilene dos Reis Alves, Antônio Teixeira de Lima da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento São João da Figueirinha. A atividade também contou com a presença de diversas autoridades políticas, como a Prefeita Municipal de Cáceres Eliene Liberato, e de diretores da CONAB de Cuiabá-MT e de Brasília-DF, tais como a Superintendência Regional de Mato Grosso da CONAB Francielle Tonietti Capilé Guedes, a Gerente da GEDES da CONAB Marly Aparecida Cruz da Silva, a Diretoria Administrativa, Financeira e de Fiscalização Rosa Neide e o Diretor Executivo de Operações e Abastecimento Thiago José dos Santos, de técnicos Porfírio Junior dos Santos e Jackson Ferreira da Silva da EMPAER/MT, e de presidentes de associações rurais de Cáceres.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Cáceres, e contou com o apoio da Companhia do Exército do município. A Prefeitura Municipal apoiou o evento social disponibilizando apoio na pesagem e carregamento dos produtos da AMPAFAD na sede da SEFAICO, e no transporte dos produtos até o local de entregas dos alimentos.

O Prefeito Jamis Silva afirmou que, a pedido da Rosa Neide e Thiago da CONAB em visita a Brasília, se comprometeu com o apoio na realização da ação para beneficiar as famílias atingidas pelos alagamentos em Cáceres. Vagner Meira, diz que auxiliou nas tratativas entre a Superintendência da CONAB de MT, a Prefeitura Municipal de Cáceres e a AMPAFAD para a realização da ação social.

O PAA é um programa federal criado em 2003 e recriado em 2022 pelo Presidente Lula. Atualmente o programa é executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e a principal modalidade é a Compra com Doação Simultânea (CDS). O objetivo do programa PAA é promover a compra de alimentos de agricultores familiares e distribuí-los para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.